Sobre matriarcado, visão pessoal

MatriarcaVovó2

 

Meu pai morreu faz quatro dias. Eu desabei. Nunca pensei que pudesse sentir tamanha dor. Acho que me sentirei incapacitado por mais alguns dias. Todos os meus pensamentos doem, porque meu pai faz parte de todas as equações na minha mente, mas agora sua variável está vazia. Quando minha mãe morreu 19 anos atrás, sofremos por mais de um ano antes de seu fim. Dessa vez, uma semana após dar entrada no hospital, meu pai morreu. Foi tudo rápido demais para absorver. Imaginem quando alguém morre subitamente, então? Só consigo imaginar quão atordoados os parentes e amigos ficam.O que me surpreende nisso tudo é a força e a iniciativa de minha irmã. Assim como eu, ela está muito triste. Porém não parou de resolver problemas de ordem burocrática criados pela morte de nosso pai. Com muito poucos intervalos para descanso, ela vai para lá e para cá resolver coisas. O máximo que eu tenho feito é levar as contas que sobraram para caixas eletrônicos e pagá-las por débito em conta. Quem faz a parte complicada é ela e eu só contribuo com os recursos. Parece que eu estou a explorá-la, não? Mas ela nem quer que eu me meta no que ela já está fazendo para evitar confusões!

É surpreendente o talento dela para administração, mas quando eu parei para pensar melhor, o cérebro da nossa casa, durante a minha infância e adolescência, era minha mãe. Foi só ela morrer para meu pai perder o juízo e tomar o máximo de decisões erradas possíveis. Mesmo que meu pai se achasse o chefe da casa, a última palavra era sempre a da minha mãe. E antes da minha mãe na vida de meu pai, veio a mãe dele, cuidando sozinha de sete filhos! E foi então que eu percebi que, do lado de meu pai até aqui, nossa família sempre foi matriarcal!

Não é como se minha irmã fosse perfeita e eu nunca a corrigisse, ou como se eu não tivesse liberdade nenhuma. Acontece que é ela quem tem as boas ideias. É ela que tem o conhecimento de como proceder numa situação de necessidade. Por que eu iria bater de frente com ela quando ela está fazendo tudo certo? Para mostrar que eu não sou subalterno? Não é uma relação de autoridade, mas de confiança.

Eu tenho a impressão de que o resto da humanidade seja como na minha família. Não digo que toda mulher tenha talento administrativo nem que nenhum homem tenha, mas é provável que o gênero feminino leve uma grande vantagem estatística nisso, assim como a maioria dos grandes humoristas são homens (independente de quantas Tatá Werneck e Tina Fey existam). Não me interessa o debate “nature vs. nurture”, eu não quero saber de onde isso vem. Mas eu acho que a maioria das mulheres tem um talento para cuidar das coisas e foi justamente por isso que o homem tem oprimido a mulher. Através da força, o homem dominou esse ser maravilhosamente capaz que é a mulher por seus talentos inestimáveis. A violência foi a forma como o homem compensou sua inaptidão para manter as casas e as comunidades funcionando.

Patch Adams, aquele médico que virou filme, na verdade tem como objetivo acabar com o capitalismo e promover um matriarcado de avós. Avós sempre recebem bem suas famílias e amigos de seus familiares. Se a avó tiver comida, ela dividirá. Nos primórdios da civilização, as mulheres tomaram conta dos alimentos e administraram a distribuição. Foi o homem que criou a propriedade privada. Foi o homem que transformou a mulher em escrava. Foi o homem quem nos colocou nesse ciclo sem fim de guerras. Foi o homem que inventou a moeda para pagar seus exércitos. Foi o homem que hierarquizou nossa existência.

Se há mulheres levadas a agir como o homem médio, talvez seja hora de nós homens aprendermos a agir mais como a mulher média, independente de orientação sexual ou cromossomos.

