Roda de Conversa sobre Guerra e Capital (Alliez & Lazzarato) – Rio de Janeiro

gc_1re-394x578
Atendendo aos pedidos, vamos discutir novamente a Introdução do livro ‘Guerra e Capital’, Aos nossos Inimigos, de Eric Alliez e Maurizio Lazzarato, lançado em 2016 e ainda inédito no Brasil. A introdução foi traduzida especialmente para o debate anterior e será acrescida de novos trechos, dando continuidade à divulgação da obra (esta é a meta!). De qualquer modo, agora todos terão tempo de ler o que já foi traduzido.

O texto analisa a conjuntura atual do capitalismo

 sob o prisma da Guerra permanente e continuada.

“O capitalismo e o liberalismo trazem a guerra na barriga como as nuvens trazem a tempestade. Se a financeirização do fim do século 19 e do começo do 20 conduziu à guerra total e à Revolução Russa, à crise de 1929 e às guerras civis europeias, a financeirização contemporânea nos leva à guerra civil global reconfigurando todas as suas polarizações.”

 

 

“A guerra, a moeda e o Estado são forças constitutivas ou constituintes, quer dizer, ontológicas, do capitalismo”.

“O capital não é um modo de produção sem ser ao mesmo tempo um modo de destruição – afirmam os autores de “Guerres et capital”. A acumulação infinita que alarga continuamente os seus limites para os recriar de novo é ao mesmo tempo uma destruição ampliada ilimitada. Os ganhos de produtividade e os ganhos de destrutividade progridem lado a lado. Eles se manifestam na guerra generalizada que os cientistas preferem chamar Antropoceno, em vez de Capitaloceno, ainda quando, à toda evidência, a destruição dos nossos ambientes não tenha começado com o “homem” e suas necessidades crescentes, mas com o Capital”.

9º Andar da UERJ as 18:30!
Sala ainda à confirmar!

Download:
Guerra e Capital – Introdução revisada

 

WarsCapital03 (1)

 

Anúncios