Roda de Conversa sobre Dívida e Dominação (David Graeber) – Rio de Janeiro

10402032_250081265184510_2822347834767857522_nSegue anúncio do evento do Grupo de Estudos Anarquistas Maria Lacerda de Moura para o dia 7 de Julho de 2017, sexta-feira, no 9º andar do bloco F da UERJ (faculdade de Filosofia).

Nessa sessão retomaremos o debate sobre o livro ‘Dívida’ de David Graeber. Seguiremos, portanto, a linha iniciada na sessão anterior de análise da guerra continuada atual por meio da economia e, particularmente, da dívida. David Graeber é um antropólogo anarquista que ficou conhecido como ativista político a partir de sua participação no movimento Occupy Wall Street. O capítulo que centraremos nossas discussões é o 5, mas recomendamos também a leitura dos capítulos 7 e 12 (DISPONÍVEIS NOS LINKS ABAIXO).

“Dívida sempre foi uma questão de poder. Os verdadeiramente poderosos só precisam pagar suas dívidas se quiserem. Donald Trump faliu várias vezes — quem liga? Olhando para a História, o mais perturbador é o grande poder moral que a dívida tem para fazer relações de dominação violentas parecerem moralmente justificáveis e, mais que isso, para fazer parecer que a culpa é da vítima. E as pessoas aceitam isso. Mesmo quando eu falava do colapso do sistema de saúde em Madagascar causado pelos ajustes econômicos, e das mortes que isso provocou, se eu sugerisse que a dívida do país deveria ser abolida, mesmo os mais liberais diziam: “Mas eles pegaram dinheiro emprestado! Eles têm que pagar”. E eu estava falando da morte de milhares de crianças. Esse é o poder da dívida.”

Download dos capítulos:

Dividacap7
DividaCap5
DIVIDAcap12

Segue link para entrevista do autor sobre o livro:
David Graeber: ‘Dívida sempre foi uma questão de poder’

Anúncios