Democracia direta e anarquismo

Tenho uma dúvida. Será que eu, até agora, tive uma compreensão errônea do anarquismo? Quando comecei a ler sobre Murray Bookchin, descobri que sua saída do movimento anarquista se deveu à rejeição do movimento da sua defesa por uma democracia direta. Ué? Mas anarquismo não defende democracia direta?

Parece que existe uma rejeição conceitual. Democracia pura significa governo da maioria. Em outras palavras, tirania da maioria. Obviamente, anarquistas não gostam nem um pouco de tirania, seja da maioria, da minoria, de onde for. Isso tudo faz sentido, mas será então que eu e meus companheiros temos feito a coisa de forma errada?

Sempre me pareceu que sindicalistas e exércitos revolucionários tomavam decisões através do voto. Eu ainda não conferi cada caso, mas continuo acreditando que tenho razão. Apesar disso, acredito que cada pessoa deve ter liberdade para viver como quer enquanto não prejudicar os outros e nenhuma assembléia deve se meter nisso. Para se meter na vida dos outros existem os amigos e parentes, não as assembleias (lol). Mas toda outra questão que for de foro coletivo deve ser decidida por democracia direta. Qual a alternativa? Consenso? Quando algo é muito importante, consenso pode ser necessário, mas é preciso de consenso para coisas banais, como o conserto de um cano d’água? Será que um coletivo com tal requerimento consegue andar? Se alguém for terminantemente contrário a uma proposta por sérios motivos, eu até entendo que ela não passe, mas do contrário, não vejo necessidade de consenso para toda e qualquer coisa.

(Lembrando que decisões diretas em assembleia por consenso também são uma forma de democracia direta.)

Portanto continuarei defendendo democracia direta. Quais regras e limites ela terá para proteger as minorias não contempladas, isso é coisa para cada coletivo ou comunidade decidir.

Falando em Bookchin, será que alguém pode me indicar leitura sobre Comunalismo/Municipalismo libertário? De preferência em livro (em português, mas na falta, serve em inglês).

